
Aços são ligas metálicas de Ferro com certas porcentagens de Carbono, que variam de 0,08 a 2,11%. E o aço temperado? Tem adição de sazon? Vinagre, azeite e limão? Nada disso!!! O aço temperado é aquele que sofreu tratamento térmico de têmpera, processo esse em que o aço ganha extrema dureza. O aço mais duro que podemos obter é um aço temperado. Vamos detalhar melhor.
Primeiro, o que é um tratamento térmico? São operações de aquecimento e resfriamento controlados de certo material, que têm por objetivo alterar alguma propriedade do mesmo, modificando somente sua estrutura, sem afetar sua composição. O fator que afeta mais um tratamento térmico é a velocidade de resfriamento. No caso da têmpera, o aço é aquecido a temperaturas acima de 727ºC (chamada de temperatura eutetóide) e resfriado rapidamente.

Se sofresse um resfriamento lento, o Carbono formaria ferrita que tem estrutura cristalina CCC (Cúbica de Corpo Centralizado), como a mostrada na figura acima. Essa estrutura só dissolve até 0,02% de Carbono. Todo o restante de Carbono presente precipita na forma de cementita. Como o resfriamento é rápido para que ocorra a têmpera, o Carbono não precipita, mas fica aprisionado na estrutura cristalina da ferrita. Como a quantidade de Carbono é muito maior do que a estrutura suporta, ela acaba sendo deformada e tensionada. Por exemplo, um aço ABNT 1045 tem teor de Carbono de 0,45% em sua estrutura. O normal em um resfriamento lento seria dissolver 0,02%C na estrutura ferrítica e os 0,43%C restante precipitariam na forma de cementita. Como o resfriamento é rápido, os 0,45% ficam aprisionado no que deveria ser a estrutura ferrítica, mas devido à distorção, ele forma um estrutura TCC (tetragonal de corpo centrado).
Essa estrutura supersaturada de Carbono com altas tensões internas é o que conhecemos como Martensita, que é uma microestrutura muito dura devido às tensões, e é a microestrutura dos aços temperados. Quanto mais carbono o aço tiver, mais duro será o aço temperado obtido.
Desculpem a demora na postagem. Mas espero poder retomar o blog e fazer postagens mais frequentes. Obrigada pela visita e deixem aí suas sugestões. ;)